Página inicialBrasil

BrasilSaiba razão para Zanin se declarar impedido de julgar BolsonaroA defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro tenta reverter a decisão do TSE que o declarou inelegível por reunião com embaixadoresMateus Salomão

da Brasileirão Sub-17: 07/05/2024 21:01, atualizado 07/05/2024 21:01

Compartilhar notíciaIGO ESTRELA/Metropoles@igoestrela

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin se declarou impedido para julgar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra decisão do Tribunal Superior Leitoral (TSE) que o declarou inelegível. Na decisão desta terça-feira (7/5), o magistrado cita razão relacionada à sua atuação como advogado para ter tomado a decisão.

Zanin justificou que, em período anterior à nomeação como ministro da Suprema Corte, subscreveu, ainda como advogado da coligação de Lula (PT), uma representação que deu origem a uma ação de investigação judicial eleitoral semelhante à que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro.

“A fim de imprimir a necessária economia processual e evitar uma futura redistribuição do feito, parece-me, a despeito da manifestação da PGR, ser o caso de acolher os fundamentos apresentados no incidente suscitado pelo recorrente para a declarar o meu impedimento para julgar o presente recurso extraordinário com agravo”, afirmou o ministro. “O impedimento, nesta hipótese, refere-se apenas e tão somente ao presente recurso”, completou Zanin.

Leia também

  • Igor Gadelha Bolsonaro diz que ficará internado em SP por uma semana “no mínimo”